quinta-feira, 6 de setembro de 2012

FECATE DIVULGA ESPETÁCULOS SELECIONADOS PARA O 17º FESTIVAL CATARINENSE DE TEATRO.


Evento bate recorde de inscrições e de espetáculos selecionados, 

mas a situação frente ao governo do estado é preocupante.


Vinte e quatro (24) espetáculos de nosso estado estarão na programação do Festival Catarinense de Teatro (FECATE), que será realizado na cidade de Concórdia, no período de 6 a 11 de novembro deste ano, reunindo mais de 200 profissionais das artes cênicas de todo o estado e estimando um público recorde superior a 10.000 pessoas (www.17fecate.blogspot.com).
A Federação Catarinense de Teatro, realizadora do evento, recebeu número recorde de inscrições, sendo o total de 74 espetáculos inscritos no processo seletivo do festival. A curadoria dos espetáculos foi realizada na cidade de Joinville no último final de semana, pelos profissionais de teatro: Jackson Zambelli (RS), Antônio José do Valle (SP) e Marisa Naspolini (SC).
          O teatro catarinense está em efervescência. Atualmente a Fecate congrega 149 grupos e profissionais de todo o estado e este ano, através de sua organização política, Santa Catarina foi o segundo estado mais representativo de todo o país no processo eleitoral do Conselho Nacional de Políticas Culturais (www.cultura.gov.br/setoriais).  Estes grupos, responsáveis pela formação cultural dos catarinenses, são os que também representam nosso estado no cenário teatral nacional e internacional e o Festival é um importante momento de encontro, intercâmbio e reflexão de nossa arte.
            Porém o que deveria ser motivo de comemoração para o teatro catarinense, hoje é motivo de preocupação, pois faltando apenas dois meses para a realização do evento ainda não há qualquer garantia de repasse dos recursos do Governo do Estado, através do Funcultural, patrocinador tradicional do Festival Catarinense de Teatro (www.sol.sc.gov.br). O projeto do 17º Festival Catarinense já teve seu mérito reconhecido pelo Conselho Estadual de Cultura e foi aprovado no dia 31 de Julho de 2012.
            A Fecate mantém seus trabalhos em prol do evento, esperando sensibilidade do Governo do Estado para que seja possível a realização deste importante festival itinerante que desenvolve o teatro catarinense e beneficia milhares de cidadãos pelas cidades onde passa.

Clique aqui e acesse a lista dos selecionados e suplentes
Clique aqui e acesse a ata da curadoria