Curadoria

A curadoria do 17º Festival Catarinense de Teatro foi realizada nos dias 31 de agosto, 2 e 3 de setembro na cidade de Joinville pelos profissionais: Jackson Zambelli (RS), Antônio José do Valle (SP) e Marisa Naspolini (SC).

Confira aqui a ata da curadoria:

Ou CLIQUE AQUI e acesse-a pelo google docs.

CURRÍCULO DOS CURADORES

Jackson Zambelli (RS): Licenciado em História pela UFRGS e Músico com registro na Ordem dos Músicos do Brasil. Autor do Roteiro do curta metragem de animação “Os Retirantes” vencedor do prêmio Fumproarte de 2011. Vencedor do Prêmio Açorianos de Melhor Trilha para Teatro no ano de 2010 com o espetáculo “Dia Desmanchado”. Diretor do espetáculo “Automákina - Universo Deslizante”, vencedor do Prêmio Fumproarte da Prefeitura de Porto Alegre 2008. Com o espetáculo “Automákina - Universo Deslizante” participou do Festival Porto Alegre Em Cena 2009 , do FITO 2010 (Festival Internacional de Teatro de Objetos) promovido pelo SESI, nas cidades de Porto Alegre e Belo Horizonte e do Festival Internacional de Teatro em São José do Rio Preto 2011. Jurado do Festival de Teatro Isnard Azevedo de Florianópolis no ano de 2007. Coordenador do Enceninha, Festival de Teatro infantil dentro do Porto alegre Em Cena de 2004. Argumento e Roteiro do curta metragem de animação “Os Olhos do Pianista”, vencedor do prêmio Petrobrás 2004 e Kikito de direção de arte no Festival de Cinema de Gramado. Vencedor do prêmio José Lewgoy de melhor roteirista com “Os Olhos do Pianista”. Selecionador do Festival de Teatro de Santa Catarina, 2003. Vencedor do prêmio IACEN com pesquisa de Dramaturgia de Grupo, em 2002. Jackson também é autor do livro infantil “A Mulher Gigante” (Editora Projeto), em parceria com Gustavo Finkler e Laura Castilhos, adquiridos pelas secretarias de educação de São Paulo e Minas Gerais, em 2001. Autor da trilha Musical do espetáculo de teatro de bonecos “João e Maria” de Paulo Fontes, em parceria com Cristiano Hansen, em 2000. Autor da trilha Musical do espetáculo de teatro de bonecos “Sob a Luz da Lua” de Paulo Fontes, em parceria com Cristiano Hansen e Gustavo Finkler, em 2000. Entre outros trabalhos desenvolvidos na área de atuação, direção e sonoplastia. Bem como participa ativamente do cenário teatral do Brasil sendo jurado de diversos eventos do gênero.

Antônio José do Valle (SP): Formado em Direção Teatro pela ECA – USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) em 1979, onde já lecionou como Professor Convidado por dois períodos. Realizou diversos cursos como: Ecolle Jacques Lecoq – Paris – França, Curso de Interpretação – técnica Actor’s Studios com o Professor Luther James, catedrático da universidade da Califórnia, atuando também como seu diretor assistente – realizado na ECA – USP, O Ator Guerreiro – Grupo Sunil Ensemble – Suíça/Itália – nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade, além de participar de Palestra e workshop com Eugênio Barba- Kazuo Ono. Antonio dirigiu mais de 50 textos teatrais, também é detentor de importantes prêmios do Teatro Brasileiro como: Prêmio Molliere, Trféu Mambembe, Prêmio APCA (Associação Paulista dos Critérios de Arte), Grande Prêmio da Crítica, Prêmio Apetesp (votada pela classe teatral), Prêmio Governador do Estado e Troféu InterClubes de São Paulo e outros festivais nacionais. Antonio também participa de importantes festivais de todo Brasil como oficineiro, curador e debatedor.

Marisa Naspolini (SC): Atriz, professora e produtora teatral. É graduada em jornalismo, analista de movimento pelo Laban/Bartenieff Institute de Nova York, mestre e doutoranda em teatro. Estudou teatro na França e na Itália e como atriz, diretora e/ou preparadora corporal, atuou em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e no exterior (França, Itália, Canadá e Portugal). Foi professora no Departamento de Artes Cênicas do CEART-UDESC por dez anos. Mantém a Áprika Cooperativa de Arte, que desenvolve projetos em diversos segmentos artísticos. Criou e coordena em Florianópolis o Vértice Brasil – encontro e festival internacional de teatro feito por mulheres, ligado ao Projeto Magdalena, rede internacional de mulheres de teatro presente em mais de 50 países. Integra a equipe do BA-O-BAH – estúdios de autocriação, instituição voltada para o desenvolvimento humano através da arte. Assina uma coluna semanal no jornal Diário Catarinense