O Homenageado do 17º



Valentim Schmoeler nasceu em 09 de janeiro de 1956, na cidade de Tubarão (SC). Iniciou sua vida artística na cidade de Imbituba (SC), ainda criança. Em 1972, mudou-se para a cidade de Itajaí (SC), onde terminou o Ensino Médio e exerceu o papel de ator, diretor e dramaturgo em diversos grupos teatrais. 

No ano de 1977, mudou-se para a cidade de Curitiba (PR), para trabalhar como ator na TV Paraná Canal 6. Na televisão, realizou sete minisséries e trabalhou com grandes nomes do teatro e televisão paranaenses, como Odelair Rodrigues, Lala Schneider e Roberto Menghini. Em 1978, ingressou na Equipe Vira-Lata, dirigida por Carlos Roberto Jardim, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau (SC), na qual permaneceu até 1984, levando o teatro popular, característico da companhia, para diversos lugares do estado de Santa Catarina. 

Em 1985, fundou, na cidade de Itajaí, a sua companhia, denominada Anchieta Teatral Produções (ATP), com sede na Casa da Cultura Dide Brandão, acompanhado pelos colegas de profissão Toni Cunha e Carlos Leal,com o intuito de levar teatro para diversas cidades do estado, principalmente as interioranas. Em 1986, com o intuito de fomentar o movimento artístico na cidade de Itajaí, criou o Curso Básico de Teatro (CBT), com duas edições anuais – janeiro (curso de verão) e julho (curso de inverno), realizados nas dependências da Casa da Cultura Dide Brandão. Em 1995, fundou o AECA (Alunos do Exercício Cênico Anchieta), uma escola de teatro, constituída por alunos remanescentes dos Cursos Básicos de Teatro. Em 2000, criou o grupo Bagagem Cênica Cia de Teatro, como desdobramento do Anchieta Teatral Produções, para viajar pelo estado com os trabalhos da companhia. Em 2004, a companhia passou a se chamar Anchieta Arte Cênica (AAC), dando continuidade aos trabalhos do Anchieta Teatral Produções. Com o Anchieta, já realizou mais de 85 espetáculos, como ator e diretor, e mais de 40 edições do Curso Básico de Teatro. Além disso, já ministrou outros cursos nas cidades de Balneário Camboriú (SC), São Bento do Sul (SC), São Miguel do Oeste (SC), Capinzal (SC) e Porto Alegre (RS). 

Dentre os diversos cursos realizados para sua formação como ator, diretor e dramaturgo, Valentim já teve como mestres grandes nomes do teatro brasileiro, como: Olga Reverbel, Luiz Eduardo Vendramini, Antônio Mercado, Carmem Fossari, Vera Collaço, Francisco Medeiros, Hilda Melo, Otto Buchsbaum, Florence Buchsbaum, Jorge Hartck, Maria Clara Machado, Lourival Andrade Júnior e Bárbara Biscaro. Atualmente, reside na cidade de Itajaí, dando continuidade ao trabalho artístico da companhia Anchieta Arte Cênica. Dentre os trabalhos já realizados, destacam-se os espetáculos: III Reich: Terror e Miséria (2012), O Castelo da Bruxolândia (2012), Caras e Coroas (2012), Bailei na Curva (2011), O Auto da Compadecida (2010), As Pessoas de minha Pessoa (2009), A Megera Domada (2009), Assuntos de Família (2008), Society Brasil (2007), O Rapto das Cebolinhas (2007), O Amor é uma Flor Roxa (2007), Itajaí: Lambreta, Brilhantina e Rock’n Roll (2007), Um Trem para Itajaí City (2006), Pluft, o Fantasminha (2005), O Noviço (2004), E despertou a primavera (2003), Greta Garbo, quem diria (2002). 

Maiores informações sobre o artista e sobre a companhia no site: www.aac.art.br